O que se pode querer de 2018? – politicas.info
Artigo

O que se pode querer de 2018?

Luz, ideia, céu

As demandas feitas antes das eleições guiam os partidos na definição de seus candidatos. O que você quer pra 2018?

Foto: Flash Alexander / Public Domain Pictures

As eleições de 2018 prometem ser insanas. Tanto pelos candidatos quanto pelo clima. O país estará em fervura. Quem estará preso e quem estará livre, só Deus sabe.

Podemos ter debates presidenciais entre um candidato ruralista, um militar, um sindicalista e um pastor evangélico. Podemos ouvir soluções para a crise de segurança das mais variadas linhas, teremos de liberação ao porte de armas à desmilitarização da PM. Soluções para a saúde podem vir em forma de programas pontuais com nome singelo à entrega de hospitais públicos a Organizações Sociais, as infames OSs.

O que, porém, o cidadão vai demandar dos políticos?

Eu acredito que a eleição presidencial de 2018 terá uma característica ímpar. Não haverá clima para o [eterno] tripé: Educação-Saúde-Segurança. A discussão será monotemática: corrupção.

Nos anos 80, saindo do governo militar, a população brasileira não discutia liberdade apesar de ser essa a maior demanda da sociedade recém-saída da ditadura. A repressão já vinha sendo combatida há mais de uma década dentro da própria sociedade. O foco da discussão naquele momento era a economia, e essa discussão só acabou com a estabilização do Real. Aí sim pôde-se então discutir outro tema, no caso, a redução das desigualdades, questão que dominou o cenário político por toda a década de 90 e a virada do milênio.

Da mesma forma, hoje não há possibilidade de, em meio ao suspense de “quem será o próximo político a ir para a Papuda?”, sentarmos todos em frente à TV e assistirmos um debate sobre “como combater a dengue?” ou “qual o valor ideal para o dólar?”. Como discutir parlamentarismo quando não sabemos nem se o parlamentar que vota os projetos vai estar livre ou preso no dia da votação?

É por isso o cidadão precisa, desde já, definir consigo mesmo o que espera do próximo governo. Reformas? Combate à corrupção? Reconstrução da máquina pública? Constituinte?

No momento atual vários políticos estão sondando a população para saber se lançam candidatura em 2018. Muitas personalidades estão chegando nas redes sociais para “sentir o clima” e ver se tem chance em uma eventual disputa.

São nossas cobranças atuais que definirão os candidatos de 2018. Deixe sua opinião expressa sempre que puder, eles estão de olho em você.

Está curtindo o Politicas.Info? Gostaria de ajudar a manter este projeto no ar? Basta clicar aqui e fazer uma doação de qualquer valor.

Clique para comentar

Envie-nos uma pauta, esclareça sua dúvida ou corrija/acrescente informações:

Liberdade, Capitalismo & Democracia.

Copyright © 2015 - ÁpyusCom

Para o Início