Em tempos de comunicação rápida, sobra censura – politicas.info
Artigo

Em tempos de comunicação rápida, sobra censura

“Vá estudar História” parece meme mas é censura. A diversidade de opiniões tem incomodado muita gente.

Negócio fotografia desenhado por Jannoon028 - Freepik.com

Bandas de rock alcançaram milhões de pessoas através de videoclipes, e mesmo assim cantaram músicas como “Throw away your television / Time to make this clean decision” (Red Hot Chilli Peppers, 2002) e “A televisão me deixou burro, muito burro demais / Agora todas coisas que eu penso me parecem iguais” (Titãs, 1985).

Hoje vejo blogueiros reclamando nas redes sociais “saia do Facebook e vá ler um livro”, “Globo mente!”, “Você só sabe o que contam pra você? Vá estudar História!”. É a mesma ladainha, um protesto contra o veículo que próprio interlocutor utiliza. Lá na terrinha dizem que é o cão que morde a mão que o alimenta.

O maior problema dessa falácia de dizer que alguns meios de comunicação são ruins por natureza é que o objetivo é sempre o mesmo: censura. Quem fala isso quer lhe dizer o que você pode falar e o que você pode ouvir.

Em tempos de comunicação de massa (e gratuita), onde você pode alcançar toda a sua comunidade local ou até mesmo toda a aldeia global, tentar impedir a divulgação e consumo de informação é burrice, e é trabalho inútil. O poder da comunicação humana é maior do que todas as forças de repressão. Se comunicar está no instinto de nossa espécie. Do desenho na parede da caverna ao vlog, nossa vontade de deixar informação para a história é incontrolável.

Quando Humberto Eco disse, pouco antes de morrer, que a internet deu voz à milhões de imbecis ele teve o infortúnio de perpetuar uma grande bobagem, perdeu a chance de ficar calado (recorrendo à terrinha novamente). A internet deu voz às pessoas e essa voz não pode ser calada. Pela primeira vez na história da humanidade o cidadão comum consegue se expressar, ser ouvido e até mesmo respondido por empresários e governantes.

Sempre que alguém disser que você é um imbecil e deve ficar calado, escreva ao mundo. Sua opinião é muito importante.

Está curtindo o Politicas.Info? Gostaria de ajudar a manter este projeto no ar? Basta clicar aqui e fazer uma doação de qualquer valor.

Clique para comentar

Envie-nos uma pauta, esclareça sua dúvida ou corrija/acrescente informações:

Liberdade, Capitalismo & Democracia.

Copyright © 2015 - ÁpyusCom

Para o Início