O petismo não criou a corrupção, criou o primeiro esquema corrupto apoiado por todo um país – politicas.info
Primeira Pessoa

O petismo não criou a corrupção, criou o primeiro esquema corrupto apoiado por todo um país

Itamar Franco, Lula, Fernando Henrique Cardoso e José Sarney.

Não se quebra um país sem a conivência dos fiscais. E a conivência nunca vem de graça.

Foto: Marc Klein

Eu trabalhei numa campanha eleitoral no auge do petismo. O Brasil cresceria 7,5% naquele 2010, Lula deixaria a presidência com 87% de aprovação e Dilma seria eleita com certa tranquilidade, ainda que no segundo turno. Henrique Alves, o deputado federal que me contratou, era aliado do governo e, em 2013, assumiria a presidência da Câmara dos Deputados. Mas a reverência ao PT não era exclusividade da base governista.

José Serra tentava se vender como um Lula melhorado. Aécio Neves, de tão próximo do governo, cogitava mudar de sigla e assim virar governista. Em todo o Rio Grande do Norte, estado que me viu rodar mais de oitenta municípios, um único deputado tucano ousava pedir voto contra Lula – e, claro, não conseguiu se reeleger.

Ao meu lado, apenas 2% do país reprovavam aquela situação. Todas as instituições mais relevantes acreditavam que o Partido dos Trabalhadores, independente de tudo o que Mensalão havia revelado, fazia um bom trabalho e merecia continuar no comando. Senado, Câmara, STF, OAB, CNBB, imprensa (até mesmo a internacional), movimentos sociais, sindicatos, professores, estudantes, artistas, intelectuais, a própria oposição, todos ignoravam qualquer alerta dado por aquela minoria ínfima. Os números eram bons, quem seria louco de contestá-los com letras?

A recente delação da Odebrecht confessou à Lava Jato que a empreiteira vem comprando facilidades ao Governo Federal desde a década de 1980, ou basicamente o tempo de vida da atual Constituição. Sempre que um indício do tipo vem a público, petistas saem dos bueiros para gritarem que o PT não inventou a corrupção – como se alguém o tivesse acusado disso.

Não, o PT não inventou a corrupção. Talvez nem seja o responsável por sistematizá-la, como mostra a documentação apreendida com a empreiteira. O Partido dos Trabalhadores é, no entanto, a primeira organização criminosa que contou com a proteção de todas as instituições que tinham por dever fiscalizá-lo. Em especial, a oposição e a imprensa.

Não canso de repetir: não se quebra um país sem a conivência dos fiscais. E a conivência nunca vem de graça, verdade a qual a Lava Jato vem apresentando àqueles 87%.

Clique para comentar

Envie-nos uma pauta, esclareça sua dúvida ou corrija/acrescente informações:

Liberdade, Capitalismo & Democracia.

Copyright © 2015 - ÁpyusCom

Para o Início