Vídeo legendado: o discurso completo de Yeonmi Park sobre o horror vivido na Coreia do Norte – politicas.info
Mundo

Vídeo legendado: o discurso completo de Yeonmi Park sobre o horror vivido na Coreia do Norte

Com o aquecimento da crise militar entre Estados Unidos e Coreia do Norte, O Globo achou por bem relembrar a passagem de Yeonmi Park pelo One Young World, realizado em 2014 na cidade de Dublin. As redes sociais compartilharam massivamente o link, mas não havia como o texto transmitir a emoção das palavras da própria refugiada. Mais acima, contudo, é possível conferir o discurso completo legendado para portugês.

Nascida em 1993, a norte-coreana fugiu quando tinha apenas 13 anos. Sob lágrimas, ela relata o horror que viveu na ditadura comunista, e toda a dificuldade que teve para fugir pela China. No meio do caminho, viu o pai morrer, e a mãe ser estuprada para poupar-lhe de atrocidade semelhante.

De acordo com Park, norte-coreanos são executados pela ditadura comunista pelos motivos mais banais, como ligações internacionais sem autorização, ou mesmo por terem assistido a filmes hollywoodianos. Uma crítica ao regime pode findar na execução de até três gerações de uma família. Por isso, por mais que as imagens oficiais não mostrem, o povo nunca desistiu de lutar contra esta situação.

A liberdade, de fato, só veio quando os fugitivos chegaram à Mongólia, pois temiam uma deportação da China para a Coreia do Norte.

Atualmente, Park mora em Nova York, onde trabalha na ONG Liberty in North Korea.

Fonte: O Globo

Clique para comentar

Envie-nos uma pauta, esclareça sua dúvida ou corrija/acrescente informações:

Liberdade, Capitalismo & Democracia.

Copyright © 2015 - ÁpyusCom

Para o Início