Reclamam do sistema eleitoral americano, mas ele conseguiu fazer os pobres vencerem os ricos – politicas.info
Mundo

Reclamam do sistema eleitoral americano, mas ele conseguiu fazer os pobres vencerem os ricos

Mesmo em minoria, os eleitores mais pobres dos Estados Unidos conseguiram vencer os ricos que apoiavam Hillary Clinton

Não é de hoje que se constrói “narrativas” no Brasil. Toda a campanha das “Diretas Já”, por exemplo, de certa forma trabalhava um discurso pacífico contra a ditadura militar. Assim como hoje acredita-se que só o voto facultativo livrará o país de tanto corrupto, acreditava-se que só o voto direto levaria um civil ao poder. Resultado: até hoje o brasileiro estranha quando sistemas como o americano vale-se de votos indiretos para a escolha democrática dos gestores mais poderosos do mundo.

Mas como aceitar que o presidente da República não nasça da vontade da maioria dos eleitores, como ocorreu agora com Donald Trump e já ocorrera antes com George W. Bush? O mapa abaixo pode ajudar. Eles mostra a divisão dos distritos conquistados por cada candidato organizando-os de acordo com o PIB de cada região. Hillary Clinton, que obteve 48,2% dos votos populares, foi a escolhida de 64% da economia americana. Já o representante republicano, mesmo recebendo 46,5% dos votos, foi o preferido terço restante.

distritos

Ou seja… Assim como em São Paulo e Rio de Janeiro, em que as opções à esquerda foram as preferidas das regiões mais ricas nas eleições municipais de 2016, os distritos mais elitizados dos Estados Unidos optaram pelo partido democrata. Mas o sistema americano é pensado de tal forma que consegue driblar tais privilégios e “empodera”, para usar o termo que certa militância adora, os recortes mais humildes do país. E mesmo o esquerdista mais radical há de reconhecer que o poder público deve primeiro servir a quem mais precisa dele.

Quem mais precisa do governo americano achou que o bilionário Trump estava mais atento a tais anseios. O tempo dirá se a democracia mais uma vez foi sábia ou a imprensa, que andou errando tudo, tem razão, e a nação mais rica do mundo cometeu uma estupidez.

Está curtindo o Politicas.Info? Gostaria de ajudar a manter este projeto no ar? Basta clicar aqui e fazer uma doação de qualquer valor.

1 Comentário

1 Comentário

  1. DeCarvalho Junior

    2 de dezembro de 2016 no(a) 16h12

    Parabéns, lúcido e correto o argumento.

Envie-nos uma pauta, esclareça sua dúvida ou corrija/acrescente informações:

Liberdade, Capitalismo & Democracia.

Copyright © 2015 - ÁpyusCom

Para o Início