O narcotráfico faz o continente americano ter 47 das 50 cidades mais violentas do mundo – politicas.info
Mundo

O narcotráfico faz o continente americano ter 47 das 50 cidades mais violentas do mundo

EUA, 02.02.2015 - Guarda costeira apreende 660 quilos de narcóticos.

O Brasil é o segundo país que mais consome cocaína no mundo

Foto: Chief Petty Officer Luke Pinneo

A América não só é a maior produtora, como também possui os dois países que mais consomem cocaína no mundo: Estados Unidos e Brasil. O fato é abordado em recente matéria da Economist sobre a relação do narcotráfico com a taxa de homicídios. De acordo com levantamento do Instituto Igarapé, o continente tem 47 das 50 cidades mais violentas do mundo.

As três exceções vêm da África do Sul, país com números em queda. Dentre as nações desenvolvidas, só os EUA aparecem, e com quatro maus exemplos: Detroit, New Orleans, Saint Louis e Baltimore. De resto, são 43 grandes centros latinos.

O Brasil é destaque na zona intermediária, com a particularidade de a violência local migrar das cidades mais populosas para as intermediárias. Em números absolutos, contudo, o país segue imbatível: foram 56.212 assassinatos só em 2015 – os dados de 2016 ainda não são conhecidos.

Há quem veja na notícia a urgência para a legalização das drogas, o que anularia o poder dos traficantes. Há quem defenda que a lista clama por ações ainda mais contundentes contra o tráfico. Ambos os lados concordam, todavia, que a situação não poder continuar como está.

Está curtindo o Politicas.Info? Gostaria de ajudar a manter este projeto no ar? Basta clicar aqui e fazer uma doação de qualquer valor.

Fonte: The Economist

1 Comentário

1 Comentário

  1. Pingback: Mesmo com apenas 8% da população mundial, a América Latina responde por 38% dos assassinatos – politicas.info

Envie-nos uma pauta, esclareça sua dúvida ou corrija/acrescente informações:

Liberdade, Capitalismo & Democracia.

Copyright © 2015 - ÁpyusCom

Para o Início