O caos na Venezuela de Nicolás Maduro já está causando sérios problemas no Norte do Brasil – politicas.info
Mundo

O caos na Venezuela de Nicolás Maduro já está causando sérios problemas no Norte do Brasil

A Human Rights Watch achou por bem fazer um alerta bem claro: a crise na Venezuela é tamanha que já começa a causar problemas no Brasil, com destaque para o sistema de saúde nacional. Com o país vizinho em frangalhos, venezuelanos têm fugido para Roraima em busca de ao menos atendimento médico. No vídeo mais acima, a ONG detalha os problemas enfrentados pelas autoridades locais. Problemas estes que, aos poucos, chegam também ao Amazonas.

Em 2016, mais de 7 mil imigrantes cruzaram a fronteira. Desde 2014, a HRW estima que 12 mil venezuelanos tomaram tal rumo. Para efeito de comparação, Roraima inteiro não tem 500 mil habitantes. Um terço dos “forasteiros”, inclusive, chegou a pedir refúgio ao governo brasileiro, mas menos de 100 casos foram decididos até o momento da redação deste texto.

É curioso, contudo, o fato de o alerta surgir na imprensa quando o Senado se prepara para apreciar proposta de Aloysio Nunes, que visa a relaxar a entrada de imigrantes no Brasil, uma pauta bastante criticada por qualquer pessoa temerosa de que se repita por aqui problemas de ordem cultural observados recentemente na Europa e nos Estados Unidos.

Por mais que o país deva retribuir alguma humanidade a estes refugiados, é preciso entender que a solução d0 problema continua na Venezuela, cabendo à diplomacia brasileira pressionar o vizinho problemático para que respeite as leis mais básicas de mercado, além de regras elementares da democracia, claro.

Fonte: Human Rights Watch Brasil

1 Comentário

1 Comentário

  1. Pingback: Em 2001, a Venezuela foi a nação mais rica da América do Sul – agora é uma das mais pobres – politicas.info

Envie-nos uma pauta, esclareça sua dúvida ou corrija/acrescente informações:

Mais Lidas

Para o Início