Em 2001, a Venezuela foi a nação mais rica da América do Sul – agora é uma das mais pobres – politicas.info
Mundo

Em 2001, a Venezuela foi a nação mais rica da América do Sul – agora é uma das mais pobres

Havana/Cuba, 13.08.2016- Hava, Cuba - Fidel Castro comemora 90 anos ao lado de Raúl Castro e Nicolás Maduro

Em 2016, o PIB venezuelano encolheu assustadores 18,6%

Foto: Ismael Francisco/ Cubadebate

A afirmação foi feita pela Economist após avaliar a situação na qual se encontra o vizinho bolivariano mais ao norte. De acordo com vazamento do Banco Central venezuelano, a economia local encolheu 18,6% em 2016, com inflação na casa dos 800%. Para 2017, o FMI calcula um processo de desvalorização quase três vezes superior.

Quando o chavismo tomou conta dos rumos do país no início do século, a Venezuela chegou a crescer perto dos 20%, e se acostumou com o crescimento do PIB entre 5% e 10%. Mas 5 dos últimos 8 anos foram de profunda recessão, o que leva à certeza de que o Socialismo do Século XXI só sobrevivia graças ao “boom das commodities”, motor do crescimento chinês por duas décadas.

Hoje, a crise já se tornou humanitária, com reflexos além das próprias fronteiras. O governo de Roraima não vem conseguindo dar conta do fluxo migratório, e o problema começa a afetar outros estados, como o Amazonas.

Está curtindo o Politicas.Info? Gostaria de ajudar a manter este projeto no ar? Basta clicar aqui e fazer uma doação de qualquer valor.

Fonte: The Economist

Clique para comentar

Envie-nos uma pauta, esclareça sua dúvida ou corrija/acrescente informações:

Últimas Notícias

Liberdade, Capitalismo & Democracia.

Copyright © 2015 - ÁpyusCom

Para o Início