Quando a imprensa deixará de imputar à Lava Jato estragos feitos por corruptos? – politicas.info
Comunicação

Quando a imprensa deixará de imputar à Lava Jato estragos feitos por corruptos?

Angra dos Reis/RJ, 14.06.2006 - Presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante cerimônia de batismo da Plataforma P-52, ao lado de funcionários da Petrobrás. Imagem por: Ricardo Stuckert

O prejuízo enfrentado pela Petrobras é culpa dos investigados, e não dos investigadores

Foto: Ricardo Stuckert

Segundo a Folha de S.Paulo, a Petrobras vem enfrentando 47 ações da Justiça em decorrência do esquema corrupto desbaratado recentemente na estatal. Mas o jornal optou por um hábito da imprensa nacional, e estampou na manchete: “Petrobras responde a 47 ações na Justiça devido à Lava Jato“.

Se a escolha do termo não fosse tão importante, o jornalismo não driblaria a polêmica ao, por exemplo, noticiar o terrorismo islâmico evitando palavras como “islâmico”, ou mesmo “terrorismo”. Enquanto isso, remete sem remorso o prejuízo da petroleira aos investigadores, algo de máximo interesse dos investigados. Os mesmos investigados que tentam, em Brasília, passar um projeto contra o que chamam de “abuso de autoridade”, mas Sérgio Moro em pessoa disse se tratar de um ataque à operação.

Em momento tão politicamente importante, o interesse público parece isolado de um lado, com imprensa, governo e oposição abraçados do outro. E isso é lastimável.

Fonte: Folha de S.Paulo

Clique para comentar

Envie-nos uma pauta, esclareça sua dúvida ou corrija/acrescente informações:

Liberdade, Capitalismo & Democracia.

Copyright © 2015 - ÁpyusCom

Para o Início