Por vista grossa do jornalismo, a Odebrecht teria financiado boa parte da imprensa nacional – politicas.info
Comunicação

Por vista grossa do jornalismo, a Odebrecht teria financiado boa parte da imprensa nacional

Uma mão surge dentro de um olho.

A delação da Odebrecht entregou a relação escusa da empreiteira com pelo menos seis veículos de imprensa

Foto: Max Pixel

A prática foi descrita com um longo eufemismo: “esforços para solucionar a situação financeira de alguns veículos da mídia“. Mas pode ser traduzida como: a Odebrecht socorria as finanças da imprensa nacional em troca de receber desta uma cobertura menos tóxica dos temas caros à empreiteira. Quem garante isso é o próprio Emílio Odebrecht em documento entregue ao Ministério Público Federal.

No texto, o delator chega a nomear “Jornal do Brasil”, “O Estado de S. Paulo”, “Gazeta Mercantil” e “A Tarde”. Mas, em depoimento, afirmou que, dos grandes veículos, só a Globo estaria fora da relação escusa. É possível imaginar o motivo, afinal, trata-se da maior rede de comunicação do país, uma empresa que não costuma enfrentar apuros financeiros.

Nossas ajudas à imprensa, sem dúvida nenhuma, nós colocávamos: ‘Meu filho, você tem de defender também as coisas… Não quero que você esteja tolhido de dar as informações, mas não explore as informações. São coisas diferentes. Essa sempre foi uma conversa que eu tive institucional com todos, porque as ajudas sempre existiram para todos os veículos. Olhe, o único que eu não me lembro se houve nenhuma ajuda direta foi a Globo. O resto com certeza nós já tivemos de uma forma ou de outra.”

Nas delações acordadas com a Lava Jato, a empreiteira ainda deu destaque aos casos das revistas Carta Capital e Brasileiros, que teriam recebido milhões da Odebrecht por solicitação de Guido Mantega, ministro da Fazenda nos governos Lula e Dilma. Motivo alegado: faziam bem ao governo federal. O que está longe de significar algum tipo de bem ao Brasil.

Parece bem claro, portanto, o motivo de a imprensa só agora estar denunciando a corrupção como deveria.

Fonte: Folha de S.Paulo

Clique para comentar

Envie-nos uma pauta, esclareça sua dúvida ou corrija/acrescente informações:

Liberdade, Capitalismo & Democracia.

Copyright © 2015 - ÁpyusCom

Para o Início