A Lava Jato não é de Brasília, é de Curitiba – politicas.info
Comentário

A Lava Jato não é de Brasília, é de Curitiba

Dez em dez políticos investigados preferem ter seus casos sob os cuidados da PGR e do STF

Foto: José Cruz

Os mais de 50 pedidos feitos contra Dilma Rousseff ensinaram que um processo de impeachment só se inicia quando a solicitação tem, além da devida pressão política, um apuro técnico impecável. Por isso, há um ano, a tentativa de afastar Rodrigo Janot da função de procurador-geral da República por impedimento não teve qualquer chance – de acordo com o material publicado na imprensa, foi com base no próprio noticiário que as advogadas Beatriz Kices e Cláudia Faria de Castro argumentaram contra o PGR.

Mas o PT, autor de pedidos de impeachment contra todos os presidentes não petistas da Nova República, sabe melhor do que ninguém a força política de um protesto do gênero. Não por outro motivo, Renan Calheiros, que teve a prisão solicitada por Janot somente após dar as costas a Dilma, ensaiou avaliar o caso com mais calma que o normal, ainda que o enviasse ao fundo da gaveta mesmo.

Independente de quem estivesse certo na questão, já naquele inverno se fazia necessário um pouco de pressão para esfriar o assanhamento de Rodrigo Janot na campanha para que Nicolao Dino o sucedesse. O atual vice-procurador-geral eleitoral é irmão de Flávio, governador maranhense que, ao lado de Dilma, negociou com Waldir Maranhão a manobra bizarra que pretendia monocraticamente cancelar todo o processo de impeachment desta.

Quem impediu que o plano seguisse adiante em 2016? Ironia do destino: Renan Calheiros.

Que o brasileiro não se engane: a Lava Jato não é brasiliense, é curitibana. Por essas e outras, dez em dez políticos investigados preferem que seus casos estejam sob os cuidados da PGR e do STF. Em Brasília, por mais que se queiram independentes, cedem a todo tipo de pressão política – e, inclusive, as fazem.

Fonte: Folha de S.Paulo

Clique para comentar

Envie-nos uma pauta, esclareça sua dúvida ou corrija/acrescente informações:

Para o Início