Site da Petrobras já confessou que sindicato desviou imposto sindical para campanha de Lula – politicas.info
Brasil

Site da Petrobras já confessou que sindicato desviou imposto sindical para campanha de Lula

A doação, que é proibida pela legislação eleitoral, teria se dado via caixa dois

Foto: Ricardo Stuckert

O caso veio à tona há um ano, por intermédio de um “sincericídio” de uma página temática no site da Petrobras. Hoje o conteúdo não mais se encontra no ar, mas uma matéria da Folha de S.Paulo mantém o registro.

No que consistiu: Armando Tripodi afirmou que membros do Sindicato dos Químicos e Petroleiros da Bahia aprovaram o uso de todo o imposto sindical na campanha que rendeu o primeiro mandato presidencial para Lula. O ex-gerente de Responsabilidade Social da Petrobras chegou a confessar, inclusive, que quatro anos antes compraram um carro de som com recursos de mesma origem, doando-o depois ao PT.

“Montamos um comitê no sindicato. Aprovamos na assembleia uma contribuição. A categoria aprovou todo imposto sindical da categoria ser destinado à campanha de Lula.”

Mas a legislação eleitoral veda a prática ao não permitir que sindicatos e entidades de classe façam doações eleitorais ou mesmo arquem diretamente com custos de campanha. De quebra, os valores não aparecem na prestação de contas da campanha de 2002, levantando a suspeita de que tudo ocorreu via caixa dois.

Atualmente o governo Temer discute o fim da obrigatoriedade do pagamento do imposto sindical. Mas analistas adiantam que toda a movimentação vem sendo explorada para conter o assanhamento sindicalista contra a reforma previdenciária. A conferir.

Fonte: Folha de S.Paulo

Clique para comentar

Envie-nos uma pauta, esclareça sua dúvida ou corrija/acrescente informações:

Últimas Notícias

Para o Início