Segundo João Santana, o PT comprou o “tempo de TV” do PMDB com o cargo de vice para Temer – politicas.info
Brasil

Segundo João Santana, o PT comprou o “tempo de TV” do PMDB com o cargo de vice para Temer

01/01/2015 – Brasilia,DF – Cerimônia de posse da Presidenta Dilma Rousseff

Se não fossem os “três minutos” de TV do PMDB, Michel Temer não estaria hoje presidindo o Brasil

Foto: Lula Marques / Fotos Públicas

A delação de João Santana é uma das mais importantes pois permitiu ao chefe da máquina de propaganda petista desenhar para a Lava Jato as estratégias que faziam o partido avançar por boa parte da América Latina. Mas, aos brasileiros, o trecho mais didático encontra-se no “Termo de Colaboração 9”, quando o publicitário detalha o vergonhoso mercado de apoio político que antecede as campanhas eleitorais.

Santana explicou que não via em Michel Temer um bom candidato para completar uma chapa com Dilma Rousseff. Porque era pouco conhecido, bastante criticado onde o conheciam, e não compensava falhas da opção petista. Mas era a escolha do PMDB – nos dois pleitos, nomes como José Alencar, Henrique Meirelles e Nelson Jobim, o preferido de Lula, foram cogitados.

De acordo com o delator, ainda em 2010, se dependesse do então presidente das República, a sucessora não contaria com o partido de Temer na coligação, pois as exigências eram abusivas. Mas o PMDB tinha direito a quase três minutos de horário eleitoral em cada edição. Perder tamanha exposição equivalia a entregá-la aos cuidados de José Serra, do PSDB.

Desta forma, baixaram a cabeça. E, como forma de amenizar as exigências peemedebistas, estamparam na urna, ao lado de Dilma, o homem que preside o Brasil desde que a petista sofreu um processo de impeachment.

Em outras palavras, não fossem aqueles quase três minutos de tempo de TV, a faixa presidencial poderia estar hoje com Henrique Meirelles ou Nelson Jobim.

Está curtindo o Politicas.Info? Gostaria de ajudar a manter este projeto no ar? Basta clicar aqui e fazer uma doação de qualquer valor.

Fonte: Estadão

Clique para comentar

Envie-nos uma pauta, esclareça sua dúvida ou corrija/acrescente informações:

Liberdade, Capitalismo & Democracia.

Copyright © 2015 - ÁpyusCom

Para o Início