Após a reeleição de Dilma, boa parte dos católicos brasileiros literalmente perdeu a fé – politicas.info
Brasil

Após a reeleição de Dilma, boa parte dos católicos brasileiros literalmente perdeu a fé

Presidenta Dilma Rousseff e o vice-presidente Michel Temer no parlatório do Palácio do Planalto, após discurso (Brasília, DF, 01/01/2011)

Com a recessão, enquanto o total de evangélicos segue estável, o de católicos seguiu em queda acentuada

Screenshot: YouTube

Ainda em 1994, quando o Datafolha começou levantar a preferência religiosa do povo brasileiro, três em cada quatro entrevistados se diziam católicos, com apenas um décimo do total apresentando-se como evangélico pentecostal. A pesquisa vem sendo reprisada desde então, em especial nos períodos eleitorais. Em dezembro de 2016, os números traziam um Brasil bem distinto: “apenas” metade seguia o catolicismo, enquanto a massa evangélica saltava para 22%.

A bem da verdade, desde 2013, este último grupo segue estável, oscilando entre 21% e 23%. Mas o primeiro, que demorara 12 anos para cair dos 70% para 60%, desabou para 50% no intervalo de apenas dois anos entre a reeleição de Dilma Rousseff e o primeiro natal já com o país aos cuidados de Michel Temer. Enquanto isso, o total de brasileiros que se diziam sem religião mais que dobrou, saltando de 6% para 14%.

Se a fé remove montanhas, a recessão remove a fé. Ao menos é o que aponta o gráfico acima. Antes de 2016, a parcela que dizia não ter fé só havia atingido tamanho considerável em 2009, quando chegou a 9%. Naquela temporada, o Brasil também amargou uma breve recessão, mas em decorrência da crise americana.

Quando o brasileiro se mostrou mais religioso? Em 2002 e em 2006. Coincidência ou não, os anos em que Lula venceu eleições presidenciais. Em ambas medições, 96% dos entrevistados diziam seguir alguma doutrina religiosa.

Está curtindo o Politicas.Info? Gostaria de ajudar a manter este projeto no ar? Basta clicar aqui e fazer uma doação de qualquer valor.

Fonte: Datafolha

Clique para comentar

Envie-nos uma pauta, esclareça sua dúvida ou corrija/acrescente informações:

Últimas Notícias

Liberdade, Capitalismo & Democracia.

Copyright © 2015 - ÁpyusCom

Para o Início