O Brasil concluiu o primeiro trimestre de 2017 com apenas 42,8% da população trabalhando – politicas.info
Brasil

O Brasil concluiu o primeiro trimestre de 2017 com apenas 42,8% da população trabalhando

Um ano após o impeachment de Dilma, menos de 90 milhões de brasileiros estão trabalhando

Autor: David Mark

Março de 2017 terminou com 14,2 milhões de desempregados. Mas a PNAD traz outro número tão ou mais assustador. De acordo com a medição do IBGE, o Brasil concluiu o primeiro trimestre de 2017 com apenas 88,9 milhões de pessoas trabalhando.

No momento da redação deste texto, o mesmo IBGE estima que o país possui 207,4 milhões de habitantes. Em outras palavras, apenas 42,8% da população está produzindo algo para que a República saia da crise. Claro, é preciso subtrair crianças e aposentados para se chegar à População Economicamente Ativa. Todavia, o método oficial ainda exclui pessoas “alentadas”, ou seja, que de alguma forma fazem uso de benefícios sociais. Mesmo dentro deste recorte, contudo, o nível de ocupação não supera os 53,1%.

Mais do que reduzir a taxa de desemprego, é importante que o governo Temer coloque o cidadão para trabalhar, para produzir algo. Do contrário, qualquer maquiagem regada a contabilidade criativa passará a falsa sensação de que o problema foi resolvido. E esse filma já foi muito reprisado por aqui.

Fonte: IBGE

Clique para comentar

Envie-nos uma pauta, esclareça sua dúvida ou corrija/acrescente informações:

Para o Início