Graças a manobra para salvar Dilma, o impeachment de Temer está todo nas mãos de um aliado – politicas.info
Brasil

Graças a manobra para salvar Dilma, o impeachment de Temer está todo nas mãos de um aliado

07.11.2012, Rio de Janeiro - Rodrigo Maia. Foto: Democratas.

O casuísmo que protegeu Dilma findará protegendo também Michel Temer

Foto: Democratas

Rodrigo Maia já arquivou cinco dos oito pedidos de impeachment pedidos contra Michel Temer. E deve arquivar os outros três. A dúvida é se fará o mesmo com o que será entregue pela OAB, organização que conta com um aparato midiático mais pesado, além de técnicos preparados para a elaboração de um documento tão importante.

Contudo, é importante lembrar que tais arquivamentos não precisariam encontrar seu fim em decisões monocráticas de um aliado de Temer. Ao menos, não precisavam até um manobra junto ao STF tentar salvar Dilma Rousseff da articulação de Eduardo Cunha – e, ironicamente, dar ainda mais poderes ao então presidente da Câmara.

O “golpe” veio das canetas de Teori Zavascki e Rosa Weber. A dupla concordou com liminares que impediam o trâmite inspirado em decisão de – vejam só – Michel Temer, quando presidira a Câmara Federal no segundo mandato de FHC. Por ela, os parlamentares poderiam recorrer do arquivamento, levando a decisão para uma maioria simples no plenário. Foi assim que o PT procedeu contra o tucano em 1999. Mas o STF impediu que, contra Dilma, fosse usado rito semelhante.

Desta forma, Cunha ficou com plenos poderes para barganhar uma salvação junto ao Conselho de Ética. E teria se dado bem, já que Dilma oferecia a ele os votos do próprio PT. Mas um conflito dela com Lula permitiu que a bancada se rebelasse, abrindo caminho para o início do processo.

Está curtindo o Politicas.Info? Gostaria de ajudar a manter este projeto no ar? Basta clicar aqui e fazer uma doação de qualquer valor.

Fonte: G1

Clique para comentar

Envie-nos uma pauta, esclareça sua dúvida ou corrija/acrescente informações:

Últimas Notícias

Liberdade, Capitalismo & Democracia.

Copyright © 2015 - ÁpyusCom

Para o Início