Emílio Odebrecht perguntou por que só agora a imprensa bate na corrupção. Veja bem… – politicas.info
Brasil

Emílio Odebrecht perguntou por que só agora a imprensa bate na corrupção. Veja bem…

Brasília/DF, 07.01.2016 - Presidente Dilma Rousseff durante café da manhã com jornalistas-setoristas do Palácio do Planalto. Foto: Ichiro Guerra/PR

Emilio Odebrecht depondo à Lava Jato: “A imprensa toda sabia. Por que não fizeram isso há 10, 15, 20 anos?”

Foto: Ichiro Guerra

Um dos trechos mais importantes da delação da Odebrecht não mereceu a devida quantidade de manchetes. Por um motivo muito simples: nele, Emilio Odebrecht, o pai de Marcelo, reclama à Lava Jato da conivência da imprensa com todo o esquema. E questiona o porquê de o jornalismo só agora se espantar com as revelações trazidas pela empreiteira.

A imprensa toda sabia de que efetivamente o que acontecia era isso. Por que agora estão fazendo tudo isso? Por que não fizeram isso há 10, 15, 20 anos atrás? Porque tudo isso é feito há 30 anos.”

Apesar de simples, a questão exige resposta múltiplas. Porque a fatia da imprensa que se levantava contra o sistema era perseguida por ele, mesmo com o término da ditadura. Mas essa era uma minoria, ao menos nas gestões petistas. A maior parte estava celebrando as conquistas políticas do esquerdismo, republicando sem questionamentos releases recebidos, ajudando a emplacar narrativas, ou mesmo a destruir reputações de qualquer obstáculo daquele projeto de poder.

No momento mais emblemático, para não usar termo pior, um café da manhã foi oferecido por Dilma Rousseff aos setoristas do Palácio do Planalto. Na ocasião, a presidente da República gozava de seus piores índices de aprovação. Nem assim o jornalismo viu interesse em se alinhar com a vontade do povo. E disputou cada centímetro quadrado de uma “selfie” com a mandatária que cairia por mais um processo de impeachment.

Por que só agora a imprensa bate no esquema, Emílio? Porque a Lava Jato tornou impossível qualquer outra atitude. Do contrário, o jornalismo ainda estaria se beneficiando dele.

Fonte: Palácio do Planalto

3 Comentários

3 Comentários

  1. Pingback: Por vista grossa do jornalismo, a Odebrecht teria financiado boa parte da imprensa nacional – Políticas.Info

  2. Pingback: Apesar de todo o barulho, a Odebrecht não confessou todos os pecados que cometeu – Políticas.Info

  3. Pingback: Como a esquerda usa o “fact-checking” para controlar a informação que circula na internet – politicas.info

Envie-nos uma pauta, esclareça sua dúvida ou corrija/acrescente informações:

Liberdade, Capitalismo & Democracia.

Copyright © 2015 - ÁpyusCom

Para o Início