Vídeo: o dia em que o Papa prometeu voltar ao Brasil em 2017 – promessa não será cumprida – politicas.info
Brasil

Vídeo: o dia em que o Papa prometeu voltar ao Brasil em 2017 – promessa não será cumprida

Uma vez concluído o processo de impeachment de Dilma Rousseff, Michel Temer remeteu a Francisco I um convite para que participasse, agora em 2017, das comemorações dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida. Afinal, na condição de país com o maior número de católicos no mundo, caberia ao Brasil cobrar a presença do Papa em celebração religiosa tão importante. Só oito meses depois, contudo, Jorge Mario Bergoglio respondeu ao presidente, também em carta. E, quebrando promessa feita em 2013, alegou conflito de agenda para negar o convite.

Ao fim, aproveitou o texto para fazer graça com as políticas adotadas pelo governo brasileiro. No que soa um alinhamento com o discurso da oposição, ou da esquerda nacional, alertou que “não podemos mais confiar nas forças cegas e na mão invisível do mercado”.

Segundo justificou um integrante da CNBB ao G1, “o Papa Francisco tem um cuidado especial em evitar viagens a países que enfrentam um momento político mais delicado para não ser usado por nenhuma das partes envolvidas no debate. Da mesma forma, ele costuma evitar viajar para países em ano eleitoral, o que impediria uma nova visita ao Brasil em 2018“.

Se de fato foi essa a desculpa, ou o Papa faltou com a verdade, ou o integrante da CNBB. Porque, entre as autoridades que já tiveram o prazer da companhia de Bergoglio, estão duas presidentes que cairiam por processo de impeachment (Dilma Rousseff, no Brasil, e Park Geun-hye, na Coreia do Sul), dois projetos de ditadores (Nicolás Maduro, na Venezuela, e Recep Tayyip Erdogan, na Turquia) e dois ditadores que escravizaram toda uma ilha há décadas (Fidel e Raul Castro, em Cuba).

Conforme o vídeo acima, a promessa de volta ao Brasil em 2017 foi feita na visita de 2013, quando o país ainda estava sob os cuidados de Dilma Rousseff. De acordo com o G1, a promessa subiu no telhado justamente na inauguração de um monumento a Nossa Senhora Aparecida no Vaticano. A solenidade aconteceu em 03 de setembro de 2016, apenas quatro dias após Temer assumir a Presidência do Brasil definitivamente.

Está curtindo o Politicas.Info? Gostaria de ajudar a manter este projeto no ar? Basta clicar aqui e fazer uma doação de qualquer valor.

Fonte: G1

Clique para comentar

Envie-nos uma pauta, esclareça sua dúvida ou corrija/acrescente informações:

Liberdade, Capitalismo & Democracia.

Copyright © 2015 - ÁpyusCom

Para o Início