Com a esquerda fora do poder, a imprensa vem se vendendo como ferrenha oposição – politicas.info
Brasil

Com a esquerda fora do poder, a imprensa vem se vendendo como ferrenha oposição

Jornal sobre mesa ao lado de copo de café

Mas o leitor atento sabe que isso não era regra há alguns poucos anos

Foto: Markus Spiske

A imprensa adora noticiar as críticas que recebe. Claro, em um enorme jogo de cena para vender ao leitor uma imagem de fiscal ferrenho da coisa pública. Afinal, se as críticas fossem justas, não seriam noticiadas no próprio veículo, certo?

Aconteceu no final de semana com o Estadão, quando publicou a – boa – matéria sobre a presença da direita nas redes sociais. Mas não foi o único caso. A Folha de S.Paulo dedicou toda uma manchete ao novo volume dos diários de FHC, na qual aparece como antagonista do ex-presidente. Com direto a aspas como “[A Folha] acha que o governo em si é mau, qualquer governo“.

Numa época em que “outsiders” conquistam até mesmo a Casa Branca, vender-se como um veículo contrário a qualquer governo vale ouro. Mas quem acompanhou a cobertura do jornal a respeito das gestões Haddad e Dilma sabe que isso está longe de ser verdade.

Sobre a ex-presidente, há até grampo com Renan Calheiros entregando que Dilma pressionara o jornalismo da Globo e da Folha a mudarem a linha editorial a respeito do processo de Governo Federal, mas só logrou êxito nesta última. Quanto a Haddad, basta acompanhar a implicância atual com João Doria e confirmar que a eleição do tucano mudou o tom do veículo para com a prefeitura de São Paulo.

Quando a esquerda era oposição, adorava vender que jornalismo deveria manter-se contra qualquer governante. E é lógico que isso não precisa ser regra. Tudo o que foge da expectativa naturalmente vira notícia. Em terra em que todos erram, os acertos viram manchetes, e isso inclui até mesmo, ou principalmente, os de políticos.

A Folha sabe disso melhor do que ninguém. Ainda que teime em inverter a regra, com tantos elogios a vícios, e críticas a virtudes.

Está curtindo o Politicas.Info? Gostaria de ajudar a manter este projeto no ar? Basta clicar aqui e fazer uma doação de qualquer valor.

Fonte: Folha de S.Paulo

Clique para comentar

Envie-nos uma pauta, esclareça sua dúvida ou corrija/acrescente informações:

Mais Lidas

Liberdade, Capitalismo & Democracia.

Copyright © 2015 - ÁpyusCom

Para o Início