O maestro que serviu de inspiração ao personagem principal de Mozart in the Jungle – politicas.info
Arte

O maestro que serviu de inspiração ao personagem principal de Mozart in the Jungle

Com um Globo de Ouro por melhor série cômica de 2016, Mozart in the Jungle entrega uma ótima comédia romântica aos que sentem vergonha do gênero. Para tanto, baseia-se em “Mozart na selva: Sexo, Drogas e Música Clássica“, livro lançado em 2005 por Blair Tindall, oboísta que fez carreira nas orquestras nova-iorquinas. Contudo, o personagem principal inspira-se não só na vivacidade de Wolfgang Amadeus Mozart, mas na de um maestro contemporâneo que encantou Los Angeles: Gustavo Dudamel.

Assim como Rodrigo de Souza, Dudamel é latino, mas de uma região mais ao sul, e mais polêmica: Venezuela. Nasceu em 26 de janeiro de 1981, em Barquisimeto, e começou a estudar regência já aos 14 anos de idade. Quatro anos depois, tornou-se diretor musical da Orquestra Sinfónica Simón Bolívar. Por sua ótima condução, ganhou em 2004 o Gustav Mahler, prêmio alemão. No ano seguinte, a boa repercussão o faria debutar em várias orquestras tradicionais, como a Filarmônica de Israel e a Sinfónica de Gotemburgo.

Nos Estados Unidos, a estreia se deu no Hollywood Bowl, com a Filarmônica de Los Angeles, em 13 de setembro de 2005, aos 24 anos de idade. O programa apresentava “La Noche de los Mayas“, de Silvestre Revueltas, e a Sinfonia Nº 5 de Tchaikovsky.

Após rodar o mundo, segue como o maestro principal da Orquestra Sinfônica de Gotemburgo, e diretor musical da Orquestra Filarmônica de Los Angeles. Chegou, inclusive, a fazer uma ponta na série, como um assistente que tenta convencer o personagem de Gael Garcia Bernal  a mudar-se para Hollywood. Por trás das câmeras, contudo, ajudou o ator a caracterizar o personagem.

No vídeo mais acima, Dudamel conduz a Filarmônica de Los Angeles na Sinfonia nº 1 em Ré Maior de Gustav Mahler.

Fonte: La Times

Clique para comentar

Envie-nos uma pauta, esclareça sua dúvida ou corrija/acrescente informações:

Liberdade, Capitalismo & Democracia.

Copyright © 2015 - ÁpyusCom

Para o Início