Bem antes de usar cocar no Senado, Gleisi foi o alvo de protesto indígena em uma sede do PT – politicas.info
Acervo

Bem antes de usar cocar no Senado, Gleisi foi o alvo de protesto indígena em uma sede do PT

Brasília/DF, 25.04.2017 - Plenário do Senado durante sessão deliberativa ordinária. Ordem do dia. Em pronunciamento, senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) usa cocar indígena.

Quando índios invadiram a sede do PT contra a ministra de Dilma, Glesi Hoffmann estava do outro lado do protesto

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

No 25 de abril de 2016, as redes sociais foram tomadas por uma imagem inusitada. Nela, Gleisi Hoffmann aparecia usando um cocar enquanto se pronunciava no plenário do Senado. A senadora reclamava da ação que conteve um ato de comunidades indígenas na porta do Congresso. Para ampliar o drama, a petista carregava nas mãos cápsulas de bomba e bala de borracha usadas pela polícia. Os manifestantes reclamavam da PEC 215/2000, que transfere do Executivo para o Legislativo a demarcação de terras.

Mas não tardou para as próprias redes sociais lembrarem que nem sempre a Gleisi esteve deste lado do protesto. Em 2013, a sede curitibana do PT foi invadida por 30 índios Kaingang do município de Mangueirinha. O alvo era justo a então ministra-chefe da Casa Civil no governo Dilma Rousseff. Segundo os manifestantes, Hoffmann agiu em acordo com o interesse de ruralistas, contraiando os indígenas na distribuição de terras no Paraná.

O cacique Romancil Cretã pronunciou-se nos seguintes termos:

Essa postura [da ministra Gleisi Hoffmann] vai contra a legalidade de nossas terras e a favor dos ruralistas. Outras manifestações também estão sendo feitas em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Se isso for feito como foi no Mato Grosso do Sul, um conflito entre índios e ruralistas é iminente.”

Na ocasião, a ministra respondeu por nota que aceitou receber os Kaingang em Brasília e aguardava a desocupação da sede do PT.

Fonte: Terra

Clique para comentar

Envie-nos uma pauta, esclareça sua dúvida ou corrija/acrescente informações:

Mais Lidas

Liberdade, Capitalismo & Democracia.

Copyright © 2015 - ÁpyusCom

Para o Início