As três mentiras que Hugo Chávez contou na véspera de vencer a primeira eleição presidencial – politicas.info
Acervo

As três mentiras que Hugo Chávez contou na véspera de vencer a primeira eleição presidencial

Com 56% dos votos, Hugo Chávez chegou à Presidência da República na Venezuela pela eleição de 6 de dezembro de 1998. Um dia antes, concedera a entrevista destacada no vídeo acima. Nela, uma versão “paz & amor” do bolivariano faz três promessas que até acalmariam o eleitorado, mas não seriam cumpridas.

O homem que assumiria o comando e só o largaria 14 anos depois – quando de sua morte – garante que devolveria o poder em cinco anos ou menos, jurando respeitar as regras vigentes. Também em respostas diretas, o líder de esquerda que daria nome ao chavismo promete jamais estatizar empresas privadas, ou ainda rever as concessões dos principais canais de TV.

– Dizem que você não é democrata. Você está disposto a devolver o poder após 5 anos?
Claro que estou disposto a entregar, não somente após 5 anos, eu disse que, inclusive, antes. (…) Se, por exemplo, em dois anos descobrirem que sou um fiasco, um fracasso, ou cometo um delito, ou algo que justifique a minha saída do poder antes de 5 anos, eu estaria disposto a fazê-lo.”

– Nacionalizaria algum meio privado de comunicação?
Não. Basta o meio de comunicação que tem o Estado. E o Estado tem o canal 8. (…) Com os demais canais, tenho as melhores relações. Devem continuar sendo privados.

Não há intenção de nacionalizar absolutamente nada?
Não, absolutamente nada.

Anos depois, após um punhado de manobras legislativas, Chávez aparelharia a Suprema Corte, promulgaria uma nova Constituição, não renovaria a concessão dos veículos de imprensa que mais lhe faziam críticas e deixaria o governo para Nicolás Maduro, o projeto de ditador que levaria a economia venezuelana à ruína, e seu povo, a uma crise humanitária.

Uma versão legendada da entrevista pode ser conferida aqui.

Clique para comentar

Envie-nos uma pauta, esclareça sua dúvida ou corrija/acrescente informações:

Últimas Notícias

Liberdade, Capitalismo & Democracia.

Copyright © 2015 - ÁpyusCom

Para o Início